Blog
2 Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energia Renováveis 2024
Prepare-se para a segunda edição da Eletric Move Brasil, uma das maiores feiras de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis do país! Promovido pela Fluxo Solar Energia, o evento acontece de 7 a 10 de novembro no Parque da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, com entrada gratuita e a sugestão de doar 1kg de alimento não perecível.
Infraestrutura de recarga acelera no país e apresenta crescimento de 179%
Com 13.265 veículos leves eletrificados vendidos em setembro, 2024 se consolida como mais um ano de evolução expressiva da eletromobilidade no Brasil, com o crescimento concomitante da infraestrutura de recarga elétrica pública, que já superou a marca simbólica de 10 mil eletropostos em agosto. “Mais uma vez, os números confirmam as nossas avaliações: o aumento das vendas de veículos eletrificados está puxando um amplo ecossistema de empresas associadas à eletromobilidade nas principais regiões do país” diz o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviço”, acrescenta. No acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que representa uma evolução de 113%, na comparação com o mesmo período de 2023 (57.510 veículos). A três meses do fechamento do ano, a média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.616, o que indica que o total anual deverá ultrapassar a projeção de 150 mil unidades. Com isso, a frota brasileira de eletrificados deve ficar próxima da marca de 400 mil veículos. Os veículos plug-ins tiveram um aumento de 56,83% em comparação com agosto de 2023 (8.458 veículos). O ano de 2024 tem registrado vendas expressivas dos veículos eletrificados, principalmente dos veículos plug-in, os 100% elétricos (BEV), e os híbridos com recarga externa (PHEV).
Em agosto, veículos plug-in completam um ano na liderança das vendas de eletrificados
O mercado brasileiro de eletromobilidade continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in (com recarga externa), que lideram as vendas do segmento há 12 meses seguidos. Em agosto, as vendas foram de 14.667 veículos eletrificados leves, o que representa um aumento de 57% em comparação com agosto de 2023 (9.351) e uma pequena queda de 4% sobre julho (15.312). No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado emplacou (ou seja, vendeu) 109.283 eletrificados leves, com aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052).
Baterias de lítio de veículos eletrificados podem ser até 100% recicladas
Baterias de lítio, instaladas na grande maioria dos veículos eletrificados, utilizam a mesma tecnologia presente em celulares e notebooks no Brasil há 25 anos Empresas especializadas na reciclagem desses produtos atuam no país e estão prontas para atender ao mercado automotivo no momento certo As baterias dos veículos apresentam uma durabilidade que varia de 10 a 15 anos – e, portanto, ainda não existem modelos eletrificados no Brasil com baterias que necessitem da reciclagem Inclusão dos veículos eletrificados no chamado “Imposto do Pecado”, da Reforma Tributária, demonstra desconhecimento dessa tecnologia por parte de alguns parlamentares As baterias de lítio, que equipam a grande maioria dos veículos eletrificados (elétricos puros ou híbridos) rodando pelo mundo podem ser 100% recicladas, evitando qualquer risco ou prejuízo ao meio ambiente. A tecnologia para desenvolver este trabalho está difundida mundialmente e já é desenvolvida também no Brasil – as três principais empresas especializadas nessa atividade que operam no país são Re-Teck, Energy Source (associadas da ABVE) e Lorene. Essas empresas atuam no mercado brasileiro coletando e reciclando as baterias de lítio de aparelhos celulares, notebooks, tablets e máquinas de cartão. A tecnologia dessas baterias é a mesma utilizada pelas montadoras nos seus veículos eletrificados. “As baterias de lítio já fazem parte da sociedade brasileira há, pelo menos, 25 anos”, afirma Marcelo Cairolli, diretor de Infraestrutura da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e vice-Presidente de Negócios para América Latina da Re-Teck, que atua no Brasil desde 2016. Para se ter ideia, de acordo com pesquisa divulgada em 2023 pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), o Brasil tinha então 249 milhões de smartphones e outros 115 milhões de tablets e notebooks ativos. “Isso equivale a 42,2 mil toneladas de baterias em operação. Portanto, essa não é uma tecnologia nova no país e as empresas de reciclagem que atuam nesse segmento são bem lucrativas e estão prontas para atender ao mercado automotivo”, acrescenta Cairolli. Apesar deste cenário promissor, em 10 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação do texto base da Reforma Tributária, incluindo o carro elétrico no Imposto Seletivo, conhecido como o “Imposto do Pecado”. O projeto agora será apreciado pelo Senado. Este imposto foi criado para incidir sobre produtos ou atividades nocivos à saúde ou ao meio ambiente. “Os veículos elétricos e híbridos reduzem ou cortam a zero as emissões de poluentes nocivos, diminuem a poluição sonora e contribuem com a redução dos gases do efeito estufa. Eles favorecem a saúde humana e o meio ambiente. Não faz qualquer sentido esse produto ser incluído no Imposto Seletivo”, argumenta Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Leitor de código portátil industrial reforçado Keyence
Série HR-X da Keyence O leitor de código portátil industrial reforçado da Série HR-X da KEYENCE oferece ultra durabilidade e alto desempenho mesmo em ambientes de trabalho adversos, graças ao grau de proteção IP65/67G e ao desempenho de leitura impressionante para maior eficiência. O design durável elimina as causas mais comuns de falhas, como aderência de água e óleo, quedas isoladas e repetidas e desgaste dos terminais para usabilidade em qualquer ambiente de trabalho – desde as condições adversas das fábricas aos armazéns de logística, onde impactos repetidos são comuns. O decodificador multinúcleo aprimorado por inteligência artificial também oferece desempenho de leitura drasticamente aprimorado para códigos DPM difíceis de ler, além de maior flexibilidade com códigos lidos à distância ou em ângulo. Com leitura confiável até mesmo dos códigos mais difíceis, operações mais rápidas mesmo com tarefas demoradas e uma vida útil significativamente mais longa, a Série HR-X melhora a eficiência no local e ainda reduz custos.
Chave de Segurança Série GS KEYENCE
Série GS Chaves de intertravamento de segurança são dispositivos de segurança usados para verificar se proteções móveis, como portas, cercas e tampas, estão abertas ou fechadas. As chaves de intertravamento de segurança da série GS da KEYENCE estão disponíveis no tipo de travamento – modelos energizado-para-liberar (GS-50) ou energizado-para-travar (GS-70) - e tipo sem contato (GS-10). Ambos os tipos apresentam um design fino, mas robusto, com um grau de proteção que garante usabilidade, mesmo quando exposto a água ou óleo (IP65 / 67 / 69K). A série GS não oferece apenas segurança superior, mas também a usabilidade e confiabilidade necessárias para instalações de fabricação sem prejudicar a produtividade.