Um estudo realizado pelo SLAC-Stanford Battery Center revelou que as baterias de veículos elétricos (EVs) podem durar até um terço a mais do que o previsto pelos testes padrão de laboratório.

A pesquisa, publicada em 9 de dezembro na Nature Energy, mostrou que o uso real de um EV, incluindo aceleração frequente, frenagens suaves e longos períodos de descanso, contribui para uma maior longevidade da bateria.

Tradicionalmente, as baterias são testadas em ciclos rápidos de descarga e recarga, o que não reflete o uso diário típico, especialmente para motoristas urbanos. Isso significa que os proprietários de EVs podem não precisar substituir suas baterias tão cedo quanto se pensava.

Vida útil das baterias de EVs parece ser maior do que se imaginava (Imagem: to:guteksk7 / iStock)

Revelações do estudo

  • O estudo testou 92 baterias comerciais de íons de lítio ao longo de dois anos, utilizando perfis de descarga que simulam comportamentos reais de direção.
  • Descobriu-se que acelerações bruscas, que tradicionalmente eram vistas como prejudiciais às baterias, na verdade ajudam a reduzir o desgaste.
  • A pesquisa também destacou a diferença entre o envelhecimento das baterias devido a ciclos de carga e descarga e o envelhecimento causado pelo tempo.
  • Para veículos usados esporadicamente, o envelhecimento induzido pelo tempo tem maior impacto.Essas descobertas sugerem que montadoras podem atualizar seus softwares de gerenciamento de bateria para aumentar a durabilidade das baterias de EVs.

    Além disso, os resultados podem ser aplicados a outras áreas de armazenamento de energia e materiais que sofrem com o envelhecimento, como plásticos e células solares.

    Baterias de carros elétricos.
    Estudo permite que fabricantes de carros elétricos desenvolvam um melhor gerenciamento de baterias e consigam criar EVs com mais durabilidade – Imagem: Smile Fight/Shutterstock

    Fonte:Olhar Digital